sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Iogurtes caseiros - Poupar na despesa


Eu sempre disse que o melhor dos Blogs é a interactividade. Em alguns casos, os comentários são poluentes, mas no meu Blog, não é assim (enfim, tirando um ou outro troll de estimação, mas, neste caso, até servem como forma de distracção e animação. Fazem parte do folclore local, digamos assim).

Mas não é de trolls que se fala aqui. Uma conversa no meu post sobre o Kefir, entre o António Manuel Dias e Jorge M Santos deu lugar a uma informação que eu acho que deve ser promovida a post. Não tem nada a ver com Kefir, mas sim com iogurtes feitos em casa.

Diz o António:
"Costumo fazer iogurtes naturais para mim mas, aqui há uns tempos, tive cá em casa uma criação de Kefir que consegui arranjar através de um colega de trabalho. Não consegui comer -- o sabor e cheiro é mesmo a leite muitoestragado. E atenção que eu como os iogurtes naturais simples, sem açúcar e gosto mesmo de coisas ácidas ou amargas (mesmo no café bebo simples).

Para além disso, é bastante mais fácil fazer iogurtes do que cuidar do Kefir. Tenho uma iogurteira que leva sete copos que me transforma 1 litro de leite em iogurtes de um dia para o outro :) Depois é só guardá-los no frigorífico (são iogurtes iguais ao outros). Para fermentar o leite uso um pouco de iogurte -- basta uma colher de café dividida pelos sete copos. Há quem use fermento lácteo, mas é mais fácil usar um pouco de iogurte. Na minha experiência, deve usar-se sempre leite gordo: leite magro ou meio gordo resulta sempre em iogurtes demasiado líquidos.
"


Pergunta o Jorge:

"De um dia para o outro?? e o custo de electricidade compensa relativamente ao custo dos ja feitos?"

E o António responde com as contas que eu própria já tinha alinhavado fazer, mas por ser especialista em procrastinar, nunca fiz:

"A minha iogurteira tem uma potência de 12-14W, o que quer dizer que em 24 horas, com o preço do KWh a 15 cêntimos (penso que é inferior), terá um gasto de cerca de 5 cêntimos (0,014 x 24 x 0,015) por cada fornada de iogurtes. Juntando a isso o preço de 1 litro de leito gordo (marca branca) a 65 cêntimos, os sete iogurtes ficarão com um preço total de 70 cêntimos -- 10 cêntimos por iogurte. Na loja online do Continente, um pack de 8 iogurtes naturais de 125g estão cotados a 1,38€ -- mais de 17 cêntimos por iogurte. Para além disso, os meus iogurtes ficam cerca de 50% maiores que estes iogurtes do Continente :)

Notas:
1. O manual da iogurteira recomenda 17 a 20 horas para fazer os iogurtes; eu faço em 23 horas porque me parece que obtenho melhores resultados com esse tempo.
2. Uma iogurteira não é mais que uma estufa que mantém a temperatura do leite a cerca de 37ºC; há vários tipos à venda e poderá, provavelmente, ser feita de modo artesanal.
"


Tungas. Serviço público, levado até si pelo Jorge (que é curioso), e pelo António, que é bom de Iogurtes e de Matemática :)



{retirado daqui}

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fala-nos com carinho ♥

Blogger Wordpress Gadgets